top of page
Buscar

Fernando Pessoa 2019 lançando seu mais novo Heterônimo: O Blogueirinho

  • Foto do escritor: blogfernando19
    blogfernando19
  • 29 de mai. de 2019
  • 5 min de leitura

Blog de estudantes de Letras – Licenciatura em Português e Inglês. Composto por Juliana Souza, Letícia Cunha, Marcos Vitor e Valdirene Granzoto

Plano de Aula

Partindo do princípio de que os alunos se interessariam prontamente à apresentação das obras de Fernando Pessoa, pensamos que um material online seria capaz de aproxima-los do conteúdo sem causar muito estranhamento, assim, criamos um blog. Este site tem como intuito aplicar conhecimentos prévios sobre a obra do escritor português Fernando Pessoa, dando ênfase a seus heterônimos.

Estrutura curricular

Nível de Ensino Médio

Componente Curricular: Literatura Portuguesa

Tema: Fernando Pessoa e seus heterônimos

Dados da Aula

O que estará disponível ao aluno para observação e absorção de conhecimento:

· A familiarização com as obras de Fernando Pessoa

· Ter conhecimento das características e obras de seus heterônimos

· Entender um pouco mais sobre a importância da literatura como um todo

· Entender as variações do eu lírico entre pontos de vistas criados

Objetivos Gerais

Desenvolver a compreensão literária das obras de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos,

Objetivos Específicos

Prestar auxílio ao aluno por meio da internet, sem que haja uma cobrança de atividade extra classe. Servindo como objeto de estudo para apresentação de conteúdo, melhor entendimento e de forma mais informal para que não haja a mesma sensação de estruturação transmitida no ambiente escolar.

Duração das Atividades

2 aulas de 60 minutos

Estratégias e Formato da Aula

Como neste caso a estrutura presente no blog(auxiliar) será trazida para a aula, haverá a quebra do tópico de ambiente informal. Então, com base nisso montaremos uma aula com slides e cartazes, contendo nos slides a parte mais teórica, como suas características gerais e específicas, na qual abordaremos os temas de forma mais rígida e padronizada, enquanto que nos cartazes estarão presentes algumas ilustrações que representem parte de sua obra, por exemplo: Alberto Caeiro com seus aspectos bucólicos estará representado com desenhos de campo e abstração, indicando parte de sua personalidade juntamente com um trecho de sua obra que represente aquela ilustração.

A aula terá como objetivo principal a interação dos alunos com as obras de Fernando Pessoal de forma dinâmica e educativa. Provavelmente se os cartazes fossem passados ao mesmo tempo que os slides, os alunos não prestariam tanta atenção além de não acompanharem com sincronia a ordem dos escritores que estarão sendo apresentados. Assim, dividiríamos essa aula em três partes, a primeira sendo a mais padronizada, apresentando cada um aos alunos por intermédio dos slides, a segunda sendo um momento mais de apreciação, providenciado pelo auxílio dos cartazes e, por fim, uma roda de conversa para a discussão sobre o tema apresentado, na qual os alunos poderiam apresentar seus pensamentos sobre cada obra e dizer por qual escritor ele mais se interessou, resultando numa troca de conhecimento muito mais saudável do que apenas a relação estrutural que estamos acostumados.

Conteúdo presente nos slides:



Hoje iremos falar um pouco da vida desse grande poeta português: Fernando Pessoa

Nascido em Lisboa, Portugal, em 13 de junho de 1888, Fernando Antônio Nogueira Pessoa

Em sua infância sofreu várias perdas o que talvez tenha influenciado em sua poesia.

Ao se mudar para a África do Sul o autor recebe uma excelente educação no colégio de freiras da West Street e depois na Durban High School. Em 1905 se matricula na Faculdade de Letras, no curso de Filosofia, mas em 1907 abandona a faculdade. Em 1912, Fernando Pessoa estreia como crítico literário na revista “Águia”.

No ano de 1915 iniciou a liderança no grupo criador da revista "Orpheu" que infelizmente não durou muito tempo, mas teve grande importância para propagar o movimento modernista em Portugal.



(meme representando as publicações de Fernando em sua revista, de forma satirizada)

Fernando Pessoa é considerado um poeta único que durante sua vida incorporou diversos heterônimos que curiosamente possuíam, além de nome, data de nascimento e morte, biografia, escrita personalizada, características específicas de suas personalidades e até mesmo mapa astral. São eles os mais conhecidos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

Aos 47 anos esse completo escritor de múltiplas faces morre, no dia 30 de novembro de 1935. A suposta causa de sua morte teria sido cirrose hepática provocada pelo excesso de álcool durante sua vida. (Fator curiosidade: quando algum filósofo era apresentado a minha sala de aula no ensino médio, sempre queríamos saber a causa de sua morte, por isso acho importante destacar como curiosidade até para tratar de maneira mais dinâmica)

A Trindade dos heterônimos

Os Heterônimos de Fernando Pessoa são personalidades criadas por ele próprio e que assinam cada qual as suas obras. Para tanto, esses escritores têm biografia e estilo particular.

Estudos indicam que Fernando Pessoa assinou textos com cerca de 70 nomes diferentes. Há quem considere que todos eles são heterônimos de Pessoa. Outros afirmam que os considerados por muitos os seu principais heterônimos resumem os que realmente são heterônimos de Fernando Pessoa, apenas três. Isso porque o poeta teria criado apenas a biografia de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

Bernardo de Campos é considerado um semi-heterônimo de Pessoa. Isso porque essa personalidade apresenta características muito semelhantes às de Fernando Pessoa, sendo muitas vezes confundido com o próprio escritor.



Alberto Caeiro

Alberto Caeiro (1889-1915) nasceu em Lisboa. É o mestre dos heterônimos, tendo como discípulos Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Passou a sua vida no campo e ficou órfão de pai e mãe muito cedo, passando a viver com uma tia avó. Morreu de tuberculose. Apesar da data indicada para o seu falecimento, há registro de poemas de Alberto Caeiro do ano 1919.

Características do seu estilo

Caeiro valoriza a simplicidade e demonstra o seu gosto pela natureza. Para ele, mais importante do que pensar é sentir, delegando todo o conhecimento à experiência sensorial. A linguagem da sua poesia é simples, afinal, Caeiro não estudou além da escola primária.

Ricardo Reis

Ricardo Reis nasceu em 1887 no Porto, não sendo conhecida a data da sua morte. Estudou Medicina e, antes, em colégio de jesuítas. Foi viver no Brasil em 1919, após a instauração da república em Portugal (1910), porque era monarquista.

Características do seu estilo

Tal como Caeiro valoriza a simplicidade, Ricardo Reis gosta do que é simples, mas num sentido de oposição ao que é moderno. Tradicional, para ele, a modernidade é uma mostra de decadência. Sua linguagem é clássica e seu vocabulário, erudito.

Álvaro de Campos

Álvaro de Campos nasceu em Tavira, Portugal, no ano 1890. A data do seu falecimento não é conhecida. Formado em Engenharia na Escócia, não exerceu a profissão.

Características do seu estilo

Álvaro de Campos valoriza a modernidade e é um pessimista, pois apesar do gosto pelo progresso, o tempo presente o angustia. Seu estilo pode ser definido em três fases: decadentista, progressista e pessimista.

Curiosidade:

Horóscopo até para os heterônimos: o lado astrólogo de Fernando Pessoa

Pessoa também "aplicou-se a estabelecer os horóscopos dos seus heterônimos: era uma outra maneira de lhes escrever a biografia, contá-los através das disposições dos astros que para eles previu", diz Teresa Rita Lopes, uma das maiores especialistas no poeta.

Como fazia com tudo o que realmente lhe interessava, Pessoa foi a fundo nos estudos da astrologia. Leu muito sobre o assunto e há astrólogos que asseguram que o poeta realmente possuía um vasto e profundo conhecimento nessa área, chegando até mesmo a propor uma nova teoria para o campo. (Horóscopo de Álvaro de Campos abaixo:)



Ao decorrer da aula, seguiríamos com a estratégia proposta e realizaríamos as atividades interativas com os cartazes e então, finalizaríamos com a roda de discussão entre os alunos.

2° e 3° Semestre – Literatura Portuguesa - Poesia

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Meu Olhar - Alberto Caeiro

O meu olhar é nítido como um girassol. Tenho o costume de andar pelas estradas Olhando para a direita e para a esquerda, E de, vez em...

 
 
 

1 Comment


Lígia Menna
Lígia Menna
Jun 07, 2019

Pessoal, o blog ficou bom. Gostei da ideia de Fernando Pessoa Blogueirinho e do twitter . Estou confusa, parece que vocês têm 2 blogs. O Sarau digital é de vocês?

Like

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page