top of page
Buscar

Hoje iremos falar um pouco da vida desse grande poeta português: Fernando Pessoa

  • Foto do escritor: blogfernando19
    blogfernando19
  • 2 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de mai. de 2019


Nascido em Lisboa, Portugal, em 13 de junho de 1888, Fernando Antônio Nogueira Pessoa filho de D. Maria Magdalena Pinheiro Nogueira Pessoa e Joaquim de Seabra Pessoa foi um dos destaques da poesia moderna em Portugal.


Em sua infância sofreu várias perdas o que talvez tenha influenciado em sua poesia. Aos 5 anos de idade Fernando perde o pai e o irmão Jorge que havia nascido naquele mesmo ano; em 1895 sua mãe se casa novamente, desta vez com o militar João Miguel Rosa que ao ser nomeado cônsul se muda para Durban, África do Sul, levando toda família junto com ele; em 1901 sua irmã Madalena Henriqueta morre aos 3 anos de idade e em 1904 morre Maria Clara sua outra irmã de apenas 2 anos.


Ao se mudar para a África do Sul o autor recebe uma excelente educação no colégio de freiras da West Street e depois na Durban High School. Em 1905 se matricula na Faculdade de Letras, no curso de Filosofia, mas em 1907 abandona a faculdade. Em 1912, Fernando Pessoa estreia como crítico literário na revista “Águia”.


No ano de 1915 iniciou a liderança no grupo criador da revista "Orpheu" que infelizmente não durou muito tempo, mas teve grande importância para propagar o movimento modernista em Portugal. No grupo estavam também Mário Sá-Carneiro e José de Almada Negreiros. 


Fernando Pessoa é considerado um poeta único que durante sua vida incorporou diversos heterônimos que curiosamente possuíam, além de nome, data de nascimento e morte, biografia, escrita personalizada, características específicas de suas personalidades e até mesmo mapa astral. São eles os mais conhecidos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernardo Soares e Álvaro de Campos. Este último teve publicações em destaque na revista “Orpheu", os poemas "Ode Triunfal" e "Opiário".


Aos 47 anos esse completo escritor de múltiplas faces morre, no dia 30 de novembro de 1935. A suposta causa de sua morte teria sido cirrose hepática provocada pelo excesso de álcool durante sua vida.


Por Juliana Souza

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Meu Olhar - Alberto Caeiro

O meu olhar é nítido como um girassol. Tenho o costume de andar pelas estradas Olhando para a direita e para a esquerda, E de, vez em...

 
 
 

Comments


© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page